.

Pong, Pac-Man, Tetris, Super Mario Bros, Doom e World of Warcraft no “Hall da Fama”

Seis games clássicos de diversas gerações e plataformas são os primeiros a entrar para um  novo hall da fama mundial da mídia. "Pong" (1972), "Pac-man" (1980), "Tetris" (1984), "Super Mario bros." (1985), "Doom" (1993) e "World of warcraft" (2004) foram os selecionados para integrar a lista organizada pelo museu The Strong, do Estado de Nova York, nos EUA. 

Segundo o próprio World Video Game Hall of Fame, todos os jogos escolhidos “cruzaram décadas e plataformas, mas todos têm impactado a indústria de videogames, a cultura popular e a sociedade em geral”.


A ideia do hall da fama é homenagear uma indústria que, segundo o jornal "Guardian", tem rivalizado com Hollywood no campo do entretenimento. A lista inaugural foi escolhida por um painel de juízes composto por jornalistas, acadêmicos e outros especialistas na história e no impacto de video games.


Os seis foram escolhidos entre 15 finalistas. Além dos homenageados, a lista continha títulos como "Angry Birds", "Fifa", "Minecraft", "The Legend of Zelda", "Pokemon", "The Sims", "Sonic" e "Space Invaders".


No fim de maio, durante uma sessão de perguntas e respostas, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse acreditar que os jogos de videogame podem ajudar as crianças a se tornar programadoras. "Eu definitivamente não teria conseguido entrar no mundo da programação se não tivesse jogado”, disse ele.



As nomeações para o World Video Game Hall of Fame 2016 já estão abertas e vão até março do ano que vem. Você pode enviar sua sugestão neste link.


As nomeações podem vir de qualquer pessoa e pertencer a qualquer plataforma (console, fliperama, PC, dispositivos móveis), contanto que seja extremamente popular e tenha deixado sua marca na indústria dos videogames ou de cultura pop.

0 comentários: