7 Maneiras para melhorar de vez sua memória

                         

Você já deve ter se perguntado: Como ele consegui isso, enquanto mal lembro do que comi no café-da-manhã?  A resposta engloba um conjunto de fatores, mas um dos pontos essenciais é treino. 
 Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? 
A seguir, você confere alguns truques e hábitos para lembrar-se melhor das coisas e manter a cabeça saudável. 

Associar o que se quer lembrar a uma imagem

Para conseguir recordar das coisas com mais facilidade, basta associar a informação a uma imagem.Quanto mais marcantes forem essas representações, melhor, para chamar a atenção do cérebro.

Estocar as informações em diferentes “lugares” no cérebro

Mas o que fazer com tantas representações “soltas” em nossa mente?
As imagens criadas devem ser “acomodadas” em algum espaço que a pessoa frequente ou já tenha frequentado, por exemplo, a casa onde vive, a sala onde trabalha, um parque ou, simplesmente, o ambiente em que está neste exato momento.Essa noção espacial é importante para compartimentar as informações na mente e torná-las mais acessíveis, quando se fizerem necessárias.

Fazer exercícios mentais

 Seja fazendo palavras-cruzadas, seja aprendendo um novo idioma, o exercício mental é essencial para manter uma mente saudável.A atividade deve ser escolhida de acordo com as preferências pessoais de cada um. O importante é não ficar parado.

Fazer exercícios físicos

Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida, com um estilo de vida mais tranquilo, praticando exercícios físicos que são essenciais para o cérebro.

Cuidar da alimentação

A alimentação também é um fator importante no processo. Sempre é bom presta atenção no que ingerimos, pois  muitos alimentos afetam não só o corpo, mas também a mente.

Ter vida social

As conexões com outras pessoas são importantes para a qualidade de vida da pessoa e estudos já mostraram que pessoas com relações sociais mais ricas têm desempenho cognitivo melhor do que aquelas de pouca vida social.

Cultivar o bom humor

O bom humor é muito importante para um melhor funcionamento do cérebro.Em uma rotina tão estressante, cheia de preocupações e frustrações, essa tarefa parece muito difícil, mas o esforço vale a pena.

2 comentários: