.

Gerenciar os Pensamentos

Fonte: pixgood.com


Construir um pensamento requer antes de tudo que estejamos nos reconstruindo dia após dia. Devemos ser especialistas do próprio SER.

Construímos pensamentos através de um grupo de informações arquivadas em nossa memória, segundo Augusto Cury¹ todas as idéias, a criatividade e a imaginação nascem do casamento entre um estímulo e a leitura da memória, que opera em milésimos de segundo.

Nossa memória é um labirinto cuja as lembranças se perdem com o tempo, porém não se apagam e por isso continuam arquivadas dentro do "labirinto", seja qual for a  vivencia que outrora tivemos, seja por traumas, rejeições, perdas, medos e infinitas experiências.

Pensar é fundamental, mas pensar demasiadamente gera um desgaste cerebral, muitos pensamentos tomam conta do cerne de nossa mente, damos importância demais para pensamentos triviais e muitos são os pensamentos assim; Preocupações, ansiedades, sentimentos de tristeza, tudo isso faz com que pensemos muito e em alta tensão.

Segundo o especialista Augusto Cury pensar muito é conhecido como Síndrome do Pensamento Acelerado, designado como o grande mal do nosso século.     Acredita-se que essa síndrome é constituída ao longo dos anos, na formação da personalidade, uma falha funcional e social diferente de uma pessoa hiperativa, que geneticamente herdou essa característica que pode ser notada na infância.

Gerenciar os pensamentos é educar-se mentalmente, é evitar erros que por motivos muitas vezes fúteis cometemos, por pensar demais e pensar de maneira errada. Somos Seres Homo Sapiens (Homo = humano Sapiens = saber) devemos ter controle sobre nós mesmos, devemos ser livres para pensar e não exilados pelos pensamentos.

Muitos de nós aprisionamos maus pensamentos e logo transformamos nosso corpo em um poço de fadiga e lamentações,  nos cansamos fisicamente, sintomas como: dor de cabeça com freqüente, estresse, sono exagerado (acorda cansado depois de uma longa noite de sono), alergias pelo corpo, dor de barriga, náuseas, vômitos, enjoo, baixa auto estima, etc. Devido ao acumulo de pensamentos de má qualidade, por fim resultam no que a psicologia chama de sintomas psicossomáticos.

Por isso é essencial para a qualidade de vida o gerenciamento do próprio PENSAMENTO. 

Onde está a raiz do trauma?, a raiz do problema?, o segredo é encontra - lá e gerenciar com técnicas que disponha de “liberar” o que lhe faz mal.


Pensar é o fundamento na vida, saber pensar é o essencial para sobreviver e vencer o mau de cada dia... 
PENSE, MAIS GERENCIE OS SEUS PENSAMENTOS!


Referencias:
¹ Augusto Cury - Psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. 
Livros do autor:
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
12 Semanas para mudar uma vida


Abraços, Ana Feitosa.

5 comentários:

  1. Show de bola dona Ana!!! Parabéns!!! Bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Como diria Cidade Negra: o pensamento, é o fundamento!!! Acorda meu Brasil para o LADO BOM de pensar!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Alexandre, pensar cerco para não adoecer tanto no emocional quanto psíquico.

    ResponderExcluir